Pular para conteúdo
  • Programação de terça a domingo

    Fique por dentro da nossa programação de terça a domingo

    veja mais detalhes

  • Sem Eventos

Newsletter
24 de março, 2017 - 13h47

Mangal das Garças recebe doação de árvores ameaçadas de extinção na Amazônia

Para celebrar o dia internacional da floresta, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças plantou duas novas espécies em sua flora, na manhã desta quarta-feira, 22: o pau-rosa e a virola, espécies nativas da Amazônia ameaçadas de extinção. A ação faz parte de uma parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem como objetivo fazer um intercâmbio científico entre as instituições.

A escolha do mês para a plantação das espécies não foi por acaso: o clima do mês de março é propício para o plantio na região norte. “Dentro do Mangal das Garças a área escolhida para o pau-rosa foi a de terra firme, devido à necessidade de fixação ao solo, já a virola precisa de uma área de várzea”, explica a engenheira florestal e pesquisadora do Embrapa, Noemi Vianna. A área denominada de terra firme fica no entorno do Armazém do Tempo e a de várzea, próximo ao Memorial Amazônico da Navegação.

Ambas as mudas são matrizes do Museu Goeldi. Essa não foi a primeira colaboração do Goeldi para o Mangal. “Na fase de implantação do Mangal das Graças o Museu doou algumas espécies como a vitória-régia e esse intercâmbio entre as instituições é muito importante para fomentar o conhecimento”, destacou a agrônoma do Emílio Goeldi, Vera Bastos. A ação conjunta é o pontapé inicial para este intercâmbio. A gerente operacional da Organização Social Pará 2000, que administra o Parque Zoobotânico, Vera Cascaes ressaltou que “o Mangal não é apenas um espaço para lazer, mas para fomentar o conhecimento científico e essa parceria é fundamental neste sentido”.

O Mangal das Garças foi projetado para representar os ambientes da floresta amazônica. “Temos em torno de 90 a 100 espécies de flora, dividas em aquáticas, palmeiras, florestais e cerca de 60 espécies de fauna, entre peixes, aves e répteis”, afirma o biólogo do Mangal, Caio Silva. Essa diversidade pode ser vista principalmente nos espaços como o Viveiro das Aningas e Borboletário.

“As duas novas espécies irão entrar em nosso catálogo de fauna e flora ao qual o setor técnico está trabalhando em sua atualização para que possamos intensificar nossas ações de educação ambiental, hoje já exercidas semanalmente. Almejamos despertar nos paraenses o mesmo interesse em nossa biodiversidade percebida em visitas turísticas ao nosso parque. Tão importante quanto massificar a mensagem de preservação, é fazê-los compreender o que irão preservar”, concluiu a gerente de Marketing da Pará 2000, Pétala Paiva.

 

Extinção

A Virola surinamensis e a Aniba rosaeodora, nomes científicos da virola e do pau-rosa respectivamente, são espécies ameaçadas de extinção devido a exploração sem controle na Amazônia. A virola, também chamada de ucuúba, produz uma madeira branca muito resistente que é usada nas embarcações e por ser uma espécie que fica próxima aos rios é facilmente explorada.  Já o óleo das folhas do pau-rosa é utilizado pela indústria de perfumes e obtido de forma não sustentável em larga escala. A fragrância mais conhecida é Chanel nº 5. “A Marylin Monroe costumava dizer que ela dormia com apenas com duas gotas de Chanel no pescoço. Nem imaginava que essa essência toda vem do pau-rosa”, brincou Noemi Vianna.

Próximas ações

Ainda para este ano, no mês junho, em alusão a semana do meio ambiente, o Mangal das Graças receberá uma muda do guaraná da Amazônia, também matriz do Museu Paraense.  Estudantes das universidades paraenses serão convidados para desenvolverem atividades de pesquisa e extensão no Parque Zoobotânico, além da continuação da catalogação das espécies de fauna e flora do Mangal. A programação em alusão ao dia da floresta continua no Museu Emílio Goeldi com palestras, trilhas e exposições e pode ser conferida no link https://goo.gl/cUHfII

Texto: Igor Pereira

logotipo Governo do Pará
Libra Design +Tech