Famílias que não sairão de Belém em julho já têm diversão garantida. O Parque Zoobotânico Mangal das Garças estará aberto ao público todos os dias, para que adultos, crianças e adolescentes possam aproveitar ainda mais as atrações do espaço durante as férias escolares.
Com entrada gratuita, o Parque normalmente abre de terça-feira a domingo, das 8h às 18h, fechando às segundas para manutenção. Mas em julho abrirá às segundas, excepcionalmente, para atender aos visitantes que procuram o local como opção de lazer e contato com a natureza. Localizado no bairro da Cidade Velha, em Belém, o Mangal dispõe de uma variada fauna e flora características da região amazônica.
As famílias podem aproveitar o Parque logo cedo, tomando café da manhã nos quiosques, e depois apreciando os animais e as espécies da flora, com direito a uma vista da orla da capital do alto do farol.
O passeio pode contar com visitas aos ambientes expositivos do Memorial Amazônico da Navegação, que no pavilhão central e entorno mostra objetos, fotografias, textos, painéis, instalações e equipamentos que retratam a importância histórica da navegação pelos cursos d’água da região.
Educação ambiental – Aos domingos, o Mangal oferece programação gratuita para crianças, com oficinas de pintura e artesanato, circuito de brincadeiras, plantio e outras atividades de fomento ao desenvolvimento infantil e à educação ambiental. Neste mês de férias, o Projeto “Ecoarte” ocorrerá aos domingos, das 9h às 11h.
O Parque Zoobotânico dispõe, ainda, de um premiado restaurante, cujo cardápio é reconhecido pelo uso de iguarias amazônicas com técnica e sofisticação. O restaurante funciona de terça a sábado, das 12h às 15h30, e das 20h à meia-noite. Aos domingos, o funcionamento é apenas no almoço, das 12h às 16h.
Diariamente, o Mangal das Garças oferece a seguinte programação gratuita:
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Apresentação mini rapinantes (de terça a sexta-feira)
10h – Soltura de borboletas
10h30 – Alimentação das tartarugas no lago
11h – Alimentação das garças
11h15 – Voo do gavião Alba
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio das corujas (de terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Texto: Beatriz Santos – Ascom/OS Pará 2000