O diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, Ruan Rocha, foi uma das 63 personalidades a receber do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, como reconhecimento pelo desempenho de sua gestão à frente dos complexos turísticos e de eventos: Estação das Docas, Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Mangal das Garças, Carajás Centro de Convenções de Marabá e Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna.
Na escolha dos homenageados, de acordo com a Resolução nº 8 de 1 de junho de 2005, são considerados os serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará, por aqueles que por meio da atividade e gestão promovem o fomento ao desenvolvimento do Estado, de forma impessoal, com competência técnica e postura ética, que enobrecem e servem de exemplo a todos.
A cerimônia ocorreu na manhã da última quarta-feira, 14, no Plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares, no edifício-sede do órgão. À frente da cerimônia, a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, disse ser uma honra condecorar autoridades, pelas parcerias oferecidas ao Judiciário, mencionando a cooperação com órgãos militares, o Poder Executivo, o Ministério Público, além de servidores e servidoras.
“Esta medalha não é somente da Presidência, nosso Conselho respalda as escolhas e o Judiciário reconhece o que cada um tem a nos dar. A parceria dos senhores com nosso Tribunal foi grande e as palavras são poucas, mas uma medalha ficará guardada não só na mente, mas entre os melhores objetos, que todos temos e guardamos com muito carinho”, disse.
Ordem do Mérito
Todos os agraciados e todas as agraciadas tiveram as proposições de seus nomes aprovadas à unanimidade pelos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Pará, como previsto na Resolução nº 26, de 15 de dezembro de 2021, que institui o Regulamento Geral para a Outorga de condecorações no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Pará.
A Ordem do Mérito Judiciário Paraense é composta por cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial(a), Comendador(a), Oficial(a) e Cavaleiro(a). Na ocasião, Ruan Rocha recebeu a medalha de Oficial, que é outorgada a vereadores da capital, prefeitos municipais, monsenhores e prelados, juízes de Direito, promotores de Justiça, cientistas, intelectuais, funcionários de nível superior do serviço público federal, estadual, municipal e autárquico, oficiais superiores das Forças Armadas e auxiliares, e outras autoridades de igual graduação.
Condecorados
Ainda segundo a redação da Resolução 008/2005, a condecoração atende ao dever do Poder Judiciário de “tornar público seu reconhecimento àqueles que muitas vezes com sacrifício pessoal, merecem a gratidão e admiração do povo e do Judiciário paraense, pelo empenho em favor das causas públicas”.
“Me sinto muito honrado e emocionado em receber essa comenda de grande valor, que é cedida em reconhecimento para grandes autoridades civis e militares do Estado do Pará”, declara Ruan Rocha.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000 – Com informações de Ascom TJPA