O Parque Zoobotânico Mangal das Garças completa 20 anos de funcionamento no próximo domingo, dia 12 de janeiro. Em celebração à data, os visitantes serão convidados para uma manhã festiva, quando serão realizadas edições especiais dos principais projetos que ocorrem no local. A programação terá início às 8h e seguirá até o meio-dia.Também será possível aproveitar todos os atrativos do Parque gratuitamente durante todo o dia 12. O Mangal é aberto de 8h às 18h, com entrada franca.
Plantio – A programação de aniversário do Mangal terá início com o plantio de duas mudas de samaúma que foram retiradas antes da queda da famosa samaúma da Praça Santuário de Nazaré. A ação será realizada próximo à entrada do Parque, sendo uma parceria com a ONG Asflora.
Momento EcoZoo – A programação em comemoração aos 20 anos do Mangal das Garças também terá uma edição especial do “Momento Ecozoo”, projeto gratuito que apresenta ao público informações e curiosidades sobre os animais que vivem no Parque. Serão apresentados dois animais: o guará e o gavião Alba.
“O guará também é um grande símbolo do Parque, pois nos trouxe o título de primeiro Parque do Brasil a realizar a reprodução assistida desse espécime. De 2023 a 2024 mais de 40 espécimes desta ave nasceram no Mangal. Além disso, também somos reconhecidos nacional e internacionalmente pelo trabalho com reabilitação e bem-estar de aves em geral, incluindo as rapinantes, como o gavião Alba”, destaca Basílio Guerreiro, biólogo do Parque.
Ecoarte – A festa continua com o Projeto Ecoarte, no qual as crianças e suas famílias participam gratuitamente de atividades lúdicas e criativas voltadas para a educação ambiental e o desenvolvimento infantil. O projeto ocorre todos os domingos no Mangal, e neste domingo de celebração a atividade será uma oficina de garça de papel e vaso reciclável.
“Para comemorar os 20 anos do Mangal, nada melhor do que homenagear as garças, que dão nome ao Parque. É interessante ver o encantamento dos visitantes com essas aves de vida livre que todos os dias fazem um verdadeiro show no céu do Mangal, e deixam todos impressionados”, comenta tio Arthur, integrante do Clube da Animação, responsável pela oficina desta semana.
Observação de abelhas nativas – Desde 2022 o Mangal das Garças desenvolve um projeto de criação de abelhas nativas sem ferrão, cujo objetivo é destacar a importância desses espécimes para o meio ambiente. Domingo (12), de 9h às 12h, os visitantes poderão ver as abelhas de perto, observar o modo de vida, as colmeias, e receber explicações de uma equipe técnica especializada, além de conhecer mais sobre esse trabalho realizado no Parque.
As casinhas das abelhas ficam localizadas nas proximidades da ilha das aves, no caminho da Reserva José Márcio Ayres.
Gratuidade
Neste domingo (12), de 8h às 18h, os visitantes poderão usufruir gratuitamente da reserva José Márcio Ayres (borboletário), do Memorial Amazônico da Navegação e do Farol de Belém, espaços que normalmente são monitorados e para os quais existe taxa de visitação.
“Queremos convidar o público para participar desse momento especial, no qual poderão usufruir de tudo de melhor que nosso Parque oferece, além disso, queremos convidar a todos para cantar parabéns ao Mangal, com direito a bolo e muita alegria”, propõe Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing e Cultura da OS Pará 2000.
Mangal 20 anos
Sob a administração da Organização Social Pará 2000, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Turismo, o Mangal das Garças foi entregue como um presente à capital no ano de 2005, por isso faz aniversário na mesma data que a cidade de Belém. O local se tornou um dos pontos turísticos mais apreciados da capital paraense, somente em 2024, por exemplo, o Parque recebeu cerca de 350 mil visitantes.
Com variada biodiversidade, onde Aves, quelônios, répteis e borboletas convivem em um recanto natural de 40 mil metros quadrados cercado de lagos, vegetação típica e banhado pelo Rio Guamá, o local oferece um cenário que encanta conterrâneos e turistas.
“São 20 anos de conservação ambiental, nos quais a flora e fauna amazônicas foram e continuarão sendo prioridade na gestão da OS Pará 2000, que administra o Parque desde sua fundação. Todos os profissionais que atuam ou atuaram no Mangal, bem como o público visitante estão de parabéns pela manutenção e cuidado com o local. O resultado do excelente trabalho realizado está no reconhecimento nacional e internacional do Parque em se tratando, por exemplo, da promoção ao bem-estar dos animais e conservação da flora regional”, destaca Ruan Rocha, diretor-presidente da OS Pará 2000.
Além da programação de aniversário, o Mangal possui uma programação diária. Confira:
8h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)
10h15 – Alimentação de tartarugas
10h30 – Atividade de falcoaria
11h – Alimentação das garças
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Serviço
20 anos Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Data: 12 de Janeiro (Domingo)
8h às 18h – Gratuidade nos espaços monitorados: Farol, Borboletário e Memorial Amazônico da Navegação.
9h às 12h – Observação Abelhas nativas
No período de 9h às 12h no entorno e na área interna do Armazém do Tempo serão desenvolvidas as seguintes atividades, na ordem:
– Plantio mudas de Samauma (Próximo à entrada do Parque)
– Ecozoo com apresentação do Guará e do Gavião Alba
– Parabéns, Mangal!
– Ecoarte com oficina de garça de papel e vaso reciclável
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000