No dia 12 de janeiro de 2025, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças recebeu duas mudas de samaúma. As árvores foram plantadas próximo a entrada do Parque em comemoração aos 20 anos do complexo, integrando a grande flora que habita o Mangal.
Interação
Agora, como parte da família do Parque, as mais novas habitantes vão precisar ter um nome próprio. O público já escolheu o nome de vários moradores do complexo como por exemplo: o Tucano Tucupi, a Coruja Tapioca e a Coruja Clocktilde.
“Essas interações com o público no ambiente virtual, funcionam como mais um mecanismo de educação ambiental – que é uma das missões do Parque –, além de incentivar o público a visitar presencialmente o espaço, seja para conhecer a fauna ou a flora do Mangal. O sentimento de contribuir para o cuidado do futuro da nossa sociedade é extremamente gratificante” Fernanda Scaramuzzini, coordenadora de Marketing da OS Pará 2000.
Para participar da escolha do nome, basta deixar sua sugestão nos comentários da última publicação do Instagram do Parque (@mangaldasgarcas) ou curtir o comentário com o nome que mais gostar. Os 4 comentários que receberem mais curtidas serão selecionados para uma enquete nos stories, onde o público poderá votar. Fique atento : os comentários poderão ser feitos de 31 de janeiro até às 15h do dia 3 de fevereiro.
A origem
As mudas foram retiradas antes da queda da famosa samaúma da Praça Santuário de Nazaré e foram levadas para o Parque em parceria com a ONG Asflora, que desenvolve projetos de reflorestamento e treinamentos para a preservação das árvores amazônicas.
“Em 2024, entrei em contato com Josiane Mattos, através do IDEFLOR-BIO, para uma parceria com a ASFLORA. Realizamos uma visita técnica para plantar novas espécies e substituir árvores com alguma enfermidade ou crescimento inadequado. Durante a visita, discutimos a ideia de plantar samaúmas no Mangal. Fiquei animado e compartilhei com o gerente do parque, José Xerfan, que também apoiou a ideia. Como o aniversário do Mangal estava próximo, sugeri que fosse plantada durante a programação de comemoração. Foi um momento super importante para celebrar a data e ao mesmo tempo envolver os visitantes no plantio e todos foram convidados a fazer visitas periódicas e registar o crescimento das árvores. Sabemos que daqui a 30 anos a árvore estará adulta e frondosa e as crianças que estiveram presentes, se orgulharão em dizer que plantaram a árvore junto com o Mangal das Garças”, comenta Basílio Guerreiro, biólogo do Parque.
As árvores podem ser vistas pelos visitantes nas proximidades do Armazém do Tempo. O parque funciona de terça a domingo, das 8h às 18h.
O Mangal possui uma programação diária. Confira:
8h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)
10h15 – Alimentação de tartarugas
10h30 – Atividade de falcoaria
11h – Alimentação das garças
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Texto: Bianca Portela- Ascom/OS Pará 2000
Serviço: Escolha dos nomes das novas Samaumeiras. Parque Mangal das Garças – Rua Carneiro da Rocha, s/n, bairro Cidade Velha. Entrada franca.