Como um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Belém, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrado pela Organização Social Pará 2000, possui uma vasta fauna e flora que se encontra inserida em um ambiente com mais de 40.000 metros quadrados. Além de encantar o público, o Mangal também abre portas para uma experiência educacional única.
Com visitas monitoradas, o complexo recebe diversas escolas, instituições e grupos de pessoas todos os anos, visando enriquecer o conhecimento acerca do meio ambiente.
Em 2023, mais de 200 escolas e quase dez mil estudantes já participaram do projeto de visitas monitoradas no Parque. Durante a visita, o público tem a oportunidade de aprender sobre a história do Mangal e sobre as espécies de animais e plantas presentes no complexo. “É muito importante esse momento para que possamos mostrar um pouco do nosso trabalho aqui no Mangal, não só como um lugar turístico, mas também como um parque ambiental que possui uma grande responsabilidade com o meio ambiente e com a sustentabilidade”, comenta Basílio Guerreiro, biólogo do Parque.
Além disso, podem também visitar os espaços monitorados como o Farol de Belém, a Reserva José Márcio Ayres, o Memorial Amazônico da Navegação, entre outros. Foi o caso dos alunos da modalidade de Educação de jovens e adultos (EJA) das escolas do polo III da cidade de Ourém. Cerca de 50 pessoas participaram da visita que ocorreu neste mês de dezembro “Tenho certeza de que foi um dia marcante para cada um dos alunos, pois conheceram um lugar novo, e ainda aprenderam muito sobre as espécies e características da nossa Amazônia, bem como ficaram encantados com os objetos do “Memorial Amazônico da Navegação”, conta o professor e diretor Danilo Santos, que trouxe os alunos para a visita no Mangal.
Para a estudante Regina Souza, a visita no Parque Zoobotânico representou uma experiência única. “Essa é uma oportunidade que nunca tive e estou tendo hoje, quase aos 60 anos de vida, um passeio educativo com meus colegas de turma, em uma cidade diferente e um local tão maravilhoso quanto esse. Estou maravilhada com tudo nesse lugar”, declara.
Além de escolas e universidades, a visita monitorada também pode ser realizada por grupos interessados, sempre com agendamento prévio solicitado para o email Infomangal@para2000.com.br. Ao participar da visita guiada, alunos de Instituições públicas têm acesso gratuito aos espaços monitorados, e alunos e professores de escolas particulares pagam meia.
Serviço: Mangal das Garças oferece visitas monitoradas Agendamentos: Infomangal@para2000.com.br.
Local: Mangal das Garças – R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-160
Horário de funcionamento: Segunda- Feira: FECHADO – Terça a domingo: 8h às 18h.
Texto: Bianca Portela/Ascom OS Pará 2000